O Clube

Em 1931, Frank Gordon, os gaienses Cláudio e Mário Martins tomaram a iniciativa de fundar um clube português de golfe, até a essa altura praticado quase exclusivamente pela numerosa colónia britânica instalada no Porto.

A Praia de Miramar, localizada apenas a dez quilómetros do Rio Douro, satisfazia os requisitos para o acolher. Os terrenos escolhidos estendiam-se sobre o areal da praia, desde a duna que a norte se confronta com a capela do Senhor da Pedra, até ao início da Praia da Aguda a Sul. A nascente, com a linha de comboio e a estrada a atravessá-los, os terrenos principiavam nos pinhais de Mira e acabavam na areia da praia, junto ao mar.

Conjuntamente com outros entusiastas e beneficiando da simpatia das entidades oficiais do concelho, foi possível constituir, em 1932, o Club de Golf de Miramar, um links à imagem dos primeiros campos da Europa, onde começou a ser praticada a modalidade.

Dessa data até agora, com apertada gestão financeira e com o empenho das sucessivas direções e associados, foi-se progressivamente edificando o que é hoje o clube, com os seus nove competitivos buracos e a sua magnífica Club House, indispensável ao convívio dos seus associados e das suas famílias.
Ao longo destes 92 anos de história, foi possível evoluir de um campo alugado para um campo próprio, de primitivos fairways e bunkers para um traçado competitivo, moderno e altamente desafiante, que recebeu ao longo da sua história centenas de provas, entre as quais se destacam os Opens dos anos de 1967 e 1968, que contaram com a participação dos melhores jogadores nacionais, mas também com ilustres jogadores internacionais.

Frank Gordon socorreu-se do famoso arquitecto escocês Mackenzie Ross para desenhar o campo inicial e construir aquele que viria a ser um dos melhores campos de nove buracos da Península Ibérica, pela sua localização única e pelo seu traçado desafiante. Posteriormente, o campo foi redesenhado pelo conceituado arquitecto Howard Swan e até à data tem sido alvo de constantes melhoramentos e adaptações, mantendo-se sempre moderno e atual.

O Club de Golf de Miramar celebrou 75 anos de história em 2007, contando 478 associados, de que se destacava já na altura o impressionante número de 135 sócios com menos de trinta anos de idade. Desde essa data, a Escola do clube evoluiu de forma muito expressiva e este número aumentou dramaticamente, contando neste momento com mais de 100 alunos regulares. Esta tendência não só contribui para a estabilidade e sustentabilidade do desporto, mas assegura também em grande medida a longevidade do clube.
 
Em 2022 fizemos 90 anos e temos um clube mais vigoroso que nunca com cerca de 600 associados para os quais o clube é a zona de lazer, de desporto e de vida social, contando com uma Escola de formação de Jovens, certificada e gozando de prestígio internacional, fruto dos feitos desportivos alcançados ao longo da sua existência.
 

Orgãos Sociais triénio 2024 / 2026